top of page

Saiba o que pode causar o mau hálito

Foto do escritor: Fábio PóFábio Pó

Vergonha de falar em público, dificuldades nos relacionamentos e autoestima afetada, são alguns dos problemas enfrentados pelas pessoas que sofrem do mau hálito (ou halitose). Geralmente, quem tem mau hálito não percebe, e o problema só é sentido por outras pessoas.


Mas quais são as causas dessa disfunção que afeta 4 em cada 10 pessoas (de acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais) em todo em todo o território brasileiro?


Causas do mau hálito.


Já foram feitas várias e pesquisas e foram encontradas inúmeras causas para a halitose.


A má higiene bucal é uma das principais causas do mau hálito. Os restos de alimentos que se alojam entre os dentes ficam expostos para a ação de bactérias que estão naturalmente presentes na boca. A decomposição desses resíduos gera o odor.


Condições como placa bacteriana contribuem para a disfunção. Por isso a necessidade de uma escovação adequada e o uso do fio dental. Gengivite e periodontite são outras possíveis causas do odor.


Pessoas que tem problemas com hiposalivação (ou xerestomia), também podem sofrer com a halitose. A saliva tem um papel importante na boca, ajudando na remoção de resíduos e partículas, contribuindo para manter a boca mais limpa.


A saburra lingual também pode contribuir com o mau odor. Sabe aquela língua com uma camada branca ou levemente amarelada? Essa camada é derivada de restos de comida e bactérias, que quando acumulada, gera maiores complicações.


E quanto ao mau hálito matinal?


Para esse não há motivo de preocupação, pois é perfeitamente normal. Mas se o inconveniente persistir após a devida higienização bucal ou a alimentação, a origem provavelmente vem de outro lugar.



Prevenção.


Escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia ou após as refeições, e usar o fio dental corretamente já é um bom início para prevenir a halitose.


Mas mesmo com a higiene bucal em dia, muitas vezes o problema pode surgir através de outros fatores: longos períodos de jejum (o ideal é sempre comer de 3 em 3 horas); ingestão de alimentos muito fortes; fumar e/ou ingerir álcool em excesso; baixo consumo de líquidos.



Diagnóstico e tratamento.


Não tente resolver o problema sozinho!


Mais de 90% dos casos de halitose estão relacionados a um problema bucal. Para um melhor diagnóstico e um tratamento efetivo, consulte seu dentista. Somente um profissional qualificado da área poderá identificar a origem do problema e iniciar o tratamento para dar um fim ao mau hálito.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page